A Diocese de Dourados torna público o comunicado oficial referente às transferências dos padres diocesanos, bem como as nomeações de assessorias e encaminhamentos pastorais estabelecidos para o ano de 2026. As decisões foram tomadas durante a reunião do Colégio dos Consultores, realizada no dia 25 de novembro de 2025, na Cúria Diocesana.
Acolhida de novo sacerdote
A Diocese acolhe o Pe. Roger Hermínio Zanotti Souza Rodrigues, da Diocese de Marília (SP), que realizará uma experiência de quatro anos em Dourados. Natural de nossa região, iniciou sua vocação ingressando no Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus e possui familiares na cidade. Hoje com 52 anos e 23 anos de ordenação, o sacerdote manifestou o desejo de servir pastoralmente mais próximo de sua família. Após diálogo entre as dioceses, foi acordado seu acolhimento. Pe. Roger assumirá a função de Vigário da Paróquia Imaculada Conceição – Catedral.
Transferências e nomeações presbiterais
Foram definidas as seguintes designações para 2026:
-
Pe. Felipe Capestana da Silva – Reitor do Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus e assessor do SAV Diocesano.
-
Pe. Ciro Ricardo da Silva Freitas – Vigário da Paróquia Divino Espírito Santo, em Ponta Porã.
-
Pe. Ítalo de Miranda Gonçalves – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Douradina.
-
Pe. Teodoro Benitez – Pároco da Paróquia Santo André, em Dourados.
-
Pe. Leão Pedro Kolbe de Lima – Residência na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e atuação na Capelania Hospitalar, no Ministério do Exorcista, na Pastoral dos Enfermos e em colaborações pastorais na comunidade.
Seminaristas
O seminarista Vinícius Fernandes Cubas, concluinte do SEMMAI (Seminário Regional Maior Maria Mãe da Igreja) e do ITEO (Instituto de Teologia), foi aprovado para realizar o Ano Pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Dourados. Também auxiliará no Cerimonial Diocesano.
Além disso, oito seminaristas do Propedêutico foram aprovados para ingressar no SEMMAI em 2026, e outros oito vocacionados estão previstos para iniciar o Propedêutico no próximo ano.
Coordenação Diocesana de Pastoral
Para o ano de 2026, a Coordenação Diocesana de Pastoral estará em período de transição. O Pe. Júnior César Caetano da Silva assumirá o ofício de Coordenador Diocesano de Pastoral, e, para manter a continuidade dos trabalhos, o Pe. Marcos Roberto Pereira Silva permanecerá liderando o Núcleo da Ação Evangelizadora ao longo de 2026, entregando a função de modo definitivo em 2027.
Assessorias Diocesanas para 2026
Ficam designados os seguintes assessores:
-
Pe. Giovani Gall de Assis – Assessoria dos Diáconos Permanentes
-
Pe. Jander da Silva Santos – Assessoria da Casa da Esperança
-
Pe. Soriano Milan dos Santos – Assessoria da Renovação Carismática Católica
-
Pe. Teodoro Benitez – Assessoria da Pastoral da Acolhida
-
Pe. Felipe Capestana da Silva – Assessoria do SAV
-
Pe. Rubens José dos Santos – Representante Interino do Clero até 11/02/2026
Retorno de sacerdote
O Pe. Roberto Pinto, da Diocese de Naviraí, que residiu por dois anos em Dourados para acompanhar seus pais enfermos, retornará à sua Diocese em 2026.
Mensagem de Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR
“Agradeço profundamente a cada sacerdote pelos trabalhos realizados até aqui. Que Deus os fortaleça nas novas missões e que o Sagrado Coração de Jesus e a Virgem Imaculada intercedam por todos nós.”
Sagrado Coração de Jesus: nós temos confiança em Vós!
Confira abaixo o comunicado oficial.