Aconteceu no sábado (31/01), o Seminário de Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2026. Realizado no IPAD, o seminário contou com a participação de Dom Henrique, bispo diocesano. O clero, religiosos(as), seminaristas e inúmeros leigos(as) também participaram deste rico momento de estudo e partilha sobre a Campanha da Fraternidade.
A formação contou com a assessoria da equipe de articulação para Campanhas do Regional Oeste 1 da CNBB: Janete Maria Schnorr Favero (Diocese de Dourados-MS) e Odete Aparecida de Souza Airton (Diocese de Naviraí-MS).
Sobre a Campanha:
Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha da Fraternidade 2026 busca despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.
O assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, explicou que a escolha do tema foi motivada por um pedido da Pastoral da Moradia e Favela e acolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep). O lema, segundo ele, ilumina teologicamente o debate, a partir do mistério da encarnação.
“Deus veio morar entre nós, e isso fundamenta a dimensão social da nossa fé. A Campanha da Fraternidade nos convida a construir aqui, entre nós, sinais do Reino de Deus, promovendo dignidade, especialmente nas realidades onde ela é negada”, afirmou.
Segundo o padre Jean, o Brasil enfrenta um déficit habitacional de 6 milhões de moradias, somado a um déficit qualitativo de 26 milhões de residências inadequadas – sem saneamento básico, com espaços superlotados ou estruturas precárias. “Essa realidade clama por conversão social e ações concretas que garantam um lar digno a todos”, pontuou.