>
>
Agradecimentos ao Ano Jubilar 2025

Agradecimentos ao Ano Jubilar 2025

Em 2025 vivenciamos um ano muito especial: O Jubileu Ordinário da Encarnação. Na Diocese de Dourados, quantas peregrinações ao Santuário

Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Em 2025 vivenciamos um ano muito especial: O Jubileu Ordinário da Encarnação com o tema: Peregrinos da Esperança e o lema: A Esperança não decepciona (Rm 5,5). Com certeza foi um tempo muito especial. Pois, toda a Igreja Católica, no mundo inteiro, buscou vivenciar este jubileu nas mais variadas formas, dentro da proposta do Pontífice, o saudoso Papa Francisco.

O tema levou a igreja, Povo de Deus, a realizar muitos tipos de espiritualidade, muitas dinâmicas com crianças, jovens e adultos nas pastorais, movimentos, serviços e organismos e todas voltadas para o tema. Diante do tema, também inspirou as pessoas a vários tipos de peregrinações, seja nos santuários diocesanos, santuários nacionais ou até mesmo peregrinar para Roma, conforme o calendário do Vaticano.

Na Diocese de Dourados, quantas peregrinações ao Santuário Diocesano. Uma grande riqueza e experiência espiritual. Todas as paróquias se mobilizaram e participaram, dentro do calendário proposto, durante o ano de 2025. Quantas outras atividades com crianças, jovens e adultos foram realizadas. Uma bênção de Deus, um grande fortalecimento na fé.

Ao celebrar um Jubileu Ordinário ou Extraordinário com seus temas e lemas, deve sempre nos impulsionar, nos ajudar muito na caminhada cristã, para os próximos anos, diante de tanto desafios e dificuldades em que o mundo encontra: guerras, catástrofes naturais, secas, devastações do meio ambiente, migrações em massa, terrorismos, fome, desperdícios, governos totalitários, enfraquecimento da democracia, políticas públicas enfraquecidas e desarticuladas, a falta de segurança pública e etc.

Essas causas e tantas outras, muitas vezes geram em nós, e até inconscientemente, uma grande insegurança, um grande desestímulo à garantia de poder viver bem, viver com dignidade. Pois, somos cidadãos de Direitos e Deveres e não só de deveres sem o direito respeitado.

Lembremos mais uma vez, a histórica caminhada do Povo Hebreu. Perceberemos um caminhar de Esperança, desde Noé, Abraão que se moveu na esperança e fé diante de todos os sinais de desesperança. Ele acreditou; foi obediente a Javé. Pois, Deus prometeu a Abraão uma grande descendência enquanto ele era idoso e a esposa Sara, era estéril.

Na sequência desta Esperança está Isaac, Jacó, José do Egito, Moisés diante da Sarça ardente e conduzindo o povo pelo deserto, rumo à terra prometida, os Juízes, os Reis que foram obedientes a Javé e tantas homens e mulheres de boa vontade, até chegar em Maria e José, os quais viveram plenamente cheios de Esperança e acreditaram até as últimas consequências, para que pudessem acolher em suas vidas o Redentor da humanidade, na graça de um Menino, chamado Jesus.

Em tudo isso está a Esperança, a fé, o acreditar em Deus Pai, na Graça de seu Filho, à Luz do Espírito Santo. É isto que nos move para um mundo melhor, mais comprometido com a verdadeira Vida, em todos os sentidos. Esse é o verdadeiro sentido da Esperança.

Que este jubileu nos impulsione para os próximos 25 anos firmes e determinados na Fé, Esperança e Caridade.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
— Para sempre seja louvado!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo da Diocese de Dourados (MS)

Compartilhe

Notícias mais lidas

Diocese

Palavra do Pastor

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Diocese

31 de dezembro de 2025

Notícias

31 de dezembro de 2025

Notícias

30 de dezembro de 2025

Notícias

30 de dezembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.