>
>
>
Somos Peregrinos para a Vida Eterna

Somos Peregrinos para a Vida Eterna

Precisamos nos preparar mais para o além: A ETERNIDADE! Não podemos cair nesta expectativa ou tentação de que a vida

Caríssimos irmãos e irmãs, neste mês de novembro, dia 02, celebraremos a COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS. Conforme a Doutrina da Igreja, o Cat. Igreja Católica nº 1949, e as reflexões litúrgicas, deve ser assim também a nossa fé, neste Ano do Jubileu da Encarnação, com o tema: Peregrinos da Esperança e o lema: A esperança não decepciona (Rm 5,5). Não celebramos a morte e sim a VIDA de nossos entes queridos, que já fizeram sua PÁSCOA definitiva para junto de Deus Pai. Logo, a morte não é um fim e sim uma passagem desta vida para a eternidade. E a grande esperança nesta passagem para a vida eterna é Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos.

Quando o Papa Francisco diz: “estamos de passagem. Somos feitos para o céu”, reforça o Mistério Pascal de Jesus – Paixão, Morte e Ressurreição, o qual é o centro de nossa fé cristã, reafirmando aquilo que a Doutrina da Igreja Católica nos ensina e nós acreditamos e buscamos pôr em prática no nosso dia a dia. Porém, há um desafio muito grande em nós para nos desapegarmos das coisas deste mundo. Mesmo sendo pessoas de fé e até praticantes, em muitas delas nos passa a sensação de que a eternidade será aqui. Não conseguem entender a dimensão da eternidade como um lugar fora deste mundo e deste corpo mortal.

Muitos de nós podemos viver tão imbuídos das coisas deste mundo e, mesmo sendo coisas boas e não tendo a intenção de causar mal algum a si ou ao outro, damos a entender que a eternidade é aqui e a vida após a morte não existe. Com isso, acabamos sofrendo, lutando para manter esse mundo como se fosse o lugar da eternidade: o Paraíso. Isso gera muitas dificuldades, muitas decepções, além do trauma de lidar com a morte do outro, bem como uma dificuldade ainda maior de lidar com a condição da própria vida.

São Paulo Apóstolo ressalta várias vezes, e em várias de suas cartas, que devemos buscar e aspirar as coisas do ALTO. Isto é, as coisas da ETERNIDADE. Isto vai fazendo-nos entender que as coisas deste mundo são, de fato, passageiras. Tudo é temporário. Tudo nasce, envelhece e morre, tudo. Há muitas tecnologias boas, que buscam prolongar a vida humana, mas não têm o alcance de nos tornar eternos aqui nesta terra.

Precisamos nos preparar mais para o além: A ETERNIDADE! Não podemos cair nesta expectativa ou tentação de que a vida ETERNA poderá ser aqui.

São Paulo, na carta aos Filipenses, diz: “Sinto-me num dilema: meu desejo é o de partir e ir estar com Cristo, mas o permanecer na carne também é necessário por vossa causa. Para que aumente a vossa fé e a Glória em Cristo Jesus” (Fl 1,23-26). É interessante que, quando Paulo fala isso, não quer dizer que ele tem o desejo de tirar a sua vida. É bem diferente. Existe nele um anseio de querer estar com Jesus, na sua Glória. Mas também Paulo percebe que é importante estar aqui para continuar levando mais e mais pessoas para o seguimento de Cristo Jesus, até que chegue a sua Páscoa definitiva. Ele prega incansavelmente a todos e em todos os lugares e, até mesmo estando dentro de uma prisão, como na carta a Filêmon 1,10-13. Vejamos que um homem, Paulo, que anseia constantemente estar com Jesus Ressuscitado no Reino dos Céus, é o mesmo que prega o Evangelho de forma incansável. Que este seja também o anseio de cada um de nós: Alegres e esperançosos, busquemos as coisas do alto e o anseio de sermos filhos do céu!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
— Para sempre seja louvado!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo da Diocese de Dourados (MS)

Compartilhe

Notícias mais lidas

Diocese

Palavra do Pastor

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Diocese

15 de novembro de 2025

Notícias, Notícias da Diocese

11 de novembro de 2025

Notícias, Notícias da Diocese

11 de novembro de 2025

Notícias, Notícias Destaques

10 de novembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.