A Coordenação Diocesana de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Dourados-MS participou nesta terça-feira, 25 de agosto de 2026, de uma audiência com o bispo diocesano, Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R., para dialogar sobre a caminhada da catequese e as principais ações que estão sendo desenvolvidas em âmbito diocesano. A audiência foi realizada na Cúria Diocesana de Dourados.
Participaram da audiência o coordenador, Adriano dos Santos e a vice-coordenadora, Sonia Mara de Castro, juntamente com o assessor eclesiástico na Diocese, Pe. Fernando Lorenz. O momento possibilitou avaliar as iniciativas em andamento, apresentar os frutos do trabalho realizado nas foranias e refletir sobre os próximos passos da missão catequética na Diocese.
Entre os assuntos abordados esteve a Romaria dos Catequistas, destacando-se a importância da participação dos catequistas da Diocese de Dourados nesse momento de comunhão, espiritualidade e encontro. Como forma de incentivar e favorecer essa participação, a Diocese enviará dois ônibus para os catequistas que participarão da Romaria.
Formação permanente como prioridade
Outro ponto central da reunião foi a formação permanente dos catequistas, que permanece como um dos principais focos da Coordenação Diocesana de Animação Bíblico-Catequética. A proposta é fortalecer uma catequese cada vez mais comprometida com a formação integral dos catequistas, considerando as exigências pastorais e os desafios atuais da evangelização.
Nesse contexto, foi destacada a especialização em Catequese oferecida pela UCDB, em parceria com o Regional Oeste 1 da CNBB. A Comissão ressaltou a necessidade de ampliar a divulgação dessa iniciativa e incentivar a participação dos catequistas, reconhecendo a formação acadêmica e pastoral como instrumento para qualificar a missão catequética nas comunidades.
Catequese em saída e proximidade com as foranias
Também foram apresentados a Dom Henrique os avanços do projeto “Catequese em Saída”, que está percorrendo as foranias da Diocese. A iniciativa busca manter uma presença próxima da Coordenação Diocesana junto às Comissões Foraniais de Catequese, constituídas pelos coordenadores paroquiais de catequese.
As visitas possibilitam escuta, diálogo, formação e partilha das realidades vivenciadas em cada paróquia, fortalecendo a comunhão entre a Diocese, as foranias e as comunidades locais. Durante a reunião, foram ressaltados os frutos que essa presença já vem produzindo, especialmente na aproximação entre as coordenações e na construção conjunta de caminhos para a catequese.
Itinerários catequéticos mistagógicos
A Coordenação apresentou ainda o trabalho de elaboração dos itinerários catequéticos mistagógicos para cada tempo da iniciação à vida cristã. A proposta busca oferecer referências que auxiliem as paróquias na construção de uma catequese marcada pela experiência de fé, pela celebração e pela inserção progressiva na vida da comunidade cristã.
Nesse processo, também foi discutida a necessidade de elaborar orientações práticas para a entrega dos símbolos ao longo do itinerário catequético, favorecendo maior unidade pastoral e ajudando catequistas e comunidades a compreenderem o sentido de cada momento celebrado.
A audiência com Dom Henrique reafirmou a importância de uma caminhada catequética realizada em comunhão, na qual Diocese, foranias e paróquias estejam cada vez mais próximas. A presença da Coordenação Diocesana nas foranias, a formação permanente, o investimento na qualificação dos catequistas e a elaboração de itinerários comuns apontam para uma catequese que deseja responder, com unidade e criatividade pastoral, aos desafios da evangelização.
A Coordenação Diocesana de Animação Bíblico-Catequética na Diocese de Dourados segue, assim, fortalecendo sua missão de acompanhar, formar e caminhar junto aos catequistas, valorizando aqueles que, nas diversas comunidades, dedicam-se ao anúncio da Palavra e à iniciação à vida cristã.
Foto: ASCOM Diocese de Dourados
Texto: Pe. Fernando Lorenz