>
>
Missa dos Santos Óleos – do Crisma!

Missa dos Santos Óleos – do Crisma!

A Semana Santa é o ponto mais alto liturgicamente, dentro da Quaresma, onde culmina toda a caminhada quaresmal. Pois é

Caríssimos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus.

Neste ano de 2025, celebraremos a Semana Santa, chamada Semana Maior, no mês de abril. Iniciaremos com o Domingo de Ramos e logo depois, Quinta-feira Santa: Missa do Lava-Pés e Instituição da Santa Ceia; Sexta-feira Santa: Celebração da Paixão do Senhor Jesus; Sábado Santo: Celebração da Bênção do Fogo Novo e Vigília Pascal; e fecha com o Domingo da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Semana Santa é o ponto mais alto liturgicamente, dentro da Quaresma, onde culmina toda a caminhada quaresmal. Pois é nela que celebraremos todas as primícias teológicas da História da Salvação, pela Ressurreição de Jesus. Por isso, o Domingo de Ramos tem essa força histórico-teológica. A partir daí, vêm os outros dias da Semana Santa: Quinta-feira Santa, onde Jesus realiza o Lava-Pés e institui a Santa Ceia. Depois da Santa Ceia, Jesus começa a sofrer a agonia da Paixão. Na Sexta-feira Santa acontece a sua morte na cruz. A partir de sua morte, inicia a vigília. O Sábado Santo é o dia oficial desta vigília, na expectativa e certeza da ressurreição de Jesus, no Domingo da Páscoa.

Dentre estas grandes celebrações desta semana, temos também a Missa dos Santos Óleos, conhecida liturgicamente como a ‘Missa do Crisma’. Nesta missa, o bispo abençoa o óleo do batismo, o óleo dos enfermos e consagra o óleo do Crisma. O dia oficial desta missa é na Quinta-feira Santa pela manhã. Mas, para facilitar a vida e os trabalhos do Clero, a Diocese pode escolher um outro dia dentro da Semana Santa. No caso da nossa Diocese de Dourados, é na Segunda-feira Santa. É bom porque o Clero, padres e diáconos, passa a manhã inteira reunido no IPAD, realizando a celebração penitencial, as confissões e depois o almoço fraterno e festivo. Descansam um pouco durante a tarde e, à noite, vão à Missa dos Santos Óleos na Catedral. É também uma celebração lindíssima, muito rica em detalhes.

Há um outro detalhe muito importante que não podemos deixar de destacar: nesta Missa dos Santos Óleos, sendo oficialmente na Quinta-feira Santa, o qual é o dia em que Jesus institui a Santa Ceia, é também considerado o dia do sacerdote. Logo, nesta Missa dos Santos Óleos, os padres, e somente eles, fazem a chamada Renovação das Promessas Sacerdotais. Vejam quantos detalhes litúrgicos existem nesta Missa dos Santos Óleos.

Esta Missa dos Santos Óleos é realizada todos os anos para que os óleos sacramentais sejam renovados. Se acaso uma diocese esteja vacante, isto quer dizer, sem bispo, o Administrador Diocesano realiza a Missa dos Óleos do Batismo e dos Enfermos. O óleo da Crisma precisa ser levado numa Missa dos Santos Óleos em outra diocese, para que o bispo possa consagrar o óleo da Crisma. Este óleo é só o bispo que pode consagrar. Pois, além deste óleo ser usado para as missas de Crisma, é também utilizado para ungir as mãos do sacerdote no dia da sua ordenação presbiteral e a cabeça do bispo, no dia de sua ordenação episcopal. Então, o óleo da Crisma é muito significativo entre os sacramentos.

Que todos nós participemos bem desta Missa dos Santos Óleos e que ela seja muito significativa para todos nós, cristãos católicos.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo da Diocese de Dourados (MS)

Compartilhe

Notícias mais lidas

Diocese

Palavra do Pastor

Palavra do Pastor

Notícias relacionadas

Notícias Destaques

14 de outubro de 2025

Notícias Destaques

14 de outubro de 2025

Notícias Destaques

13 de outubro de 2025

Notícias da Diocese, Notícias Destaques, Palavra do Pastor

09 de outubro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.