Queridos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Neste mês de dezembro, Tempo do Advento, nos preparamos para receber o Menino Deus, em nossos corações, em nossos lares e em nossas Comunidades. Quero convidar cada um para agradecer a Deus por tudo de bom que Ele nos proporcionou viver, neste Ano Jubilar da Encarnação, vivenciado neste ano de 2025, com o tema: Peregrinos da Esperança e o lema: A esperança não decepciona, (Rm 5,5).
Com certeza, 2025 tem sido um ano muito especial e de muitas experiências, em se tratando de espiritualidade, peregrinações e romarias aos lugares jubilares, seja diocesano ou nacional, indulgências plenárias, compromissos pastorais com a Igreja, compromissos sociais com a sociedade, com a natureza e aos mais necessitados.
O tema deste Ano Jubilar reforça a firmeza na Esperança, que vem do verbo esperançar, lutar, correr atrás por que sente a confiança e o apoio de Deus. O tema deve nos ajudar muito na caminhada cristã, para os próximos anos, diante de tanto desafios e dificuldades em que o mundo vive: guerras, catástrofes naturais, migrações em massa, terrorismos, fome, desperdício, injustiça social, injustiça política, injustiça jurídica, injustiça econômica e etc.
Ao chegarmos no mês de dezembro de 2025, sentimos que foi um ano intenso, em se tratando de trabalhos e vivência deste Ano Jubilar: as celebrações, os mutirões de confissões, as formações, as reuniões diocesanas, foraniais e paroquiais, às quais aconteceram de forma muito bonita, com a presença e participação marcante, quanto ao número de pessoas. As Romarias e peregrinações ao Santuário Diocesano e ao Santuário Nacional, as solenidades do tempo pascal, marcaram fortemente a presença de muitas e muitas pessoas neste Ano Jubilar. Quantas pessoas buscaram os sacramentos de iniciação a Vida Cristã e o matrimônio! Quantas pessoas organizaram a vida matrimonial, através da Nulidade Matrimonial e assim, levar uma vida mais correta, diante de Deus e de sua Igreja. Em tudo esteve envolto o Ano Jubilar. Não podemos esquecer de agradecer a Deus, por todas estas maravilhas.
Assim, convido cada um para celebrar com gratidão a Deus, na beleza do Tempo do Advento: a novena de Natal em Família, nas Pequenas Comunidades, nas Comunidades, a espiritualidade das missas dos quatro domingos do advento, onde explicita toda a beleza e preparação para a nascimento do menino Jesus, nossa Grande Esperança, fechando com a grande festa da solenidade do Natal. É um Tempo que nos impulsiona para um novo ano que se inicia: 2026 para o qual o Jubileu Ordinário da Encarnação tem nos deixados fortalecidos na fé!
Enfim, neste tempo de advento e natal, quero agradecer a todos os padres, diáconos, religiosos e religiosas, nossos seminaristas e todas as nossas lideranças diocesanas, foraniais e paróquias, diante de tantos trabalhos pastorais, movimentos, serviços e organismos, realizados neste ano de 2025, em nossa diocese de Dourados. Gratidão a todos os fiéis, pessoas participantes em todos os sentidos. Parabéns a todos e que o Menino Deus continue abençoando a cada um de vós no amor e robustecidos na fé, pela vivência do Jubileu Ordinário da Encarnação 2025!
FELIZ NATAL A TODOS E UM PRÓSPERO ANO NOVO DE 2026!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
— Para sempre seja louvado!
Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.
Bispo da Diocese de Dourados (MS)