Caríssimos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus.
Neste mês de junho celebraremos a Solenidade de Pentecostes. Esta festa é chamada de festa dos dons ou festa dos carismas, ou ainda festa da unidade da Igreja. Tanto que, na semana que antecede Pentecostes, é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos!
O Espírito Santo sempre esteve presente, desde toda a eternidade. Na história da criação, no Gênesis 1,2, menciona que o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Por vários momentos, nos textos bíblicos, aparece a ação do Espírito Santo junto ao povo da promessa — Abraão, Isaac e Jacó — e por vários outros momentos na história do povo hebreu, através dos profetas, profetisas e pessoas de boa vontade, pessoas justas, como diz na Bíblia.
Veja o que o anjo Gabriel diz a Maria, quando a anunciou que seria a mãe de Jesus: “O Espírito do Senhor virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com sua sombra” (Lc 1,35). Na vida pública de Jesus, o Espírito o direciona por várias vezes. Uma destas vezes é quando Jesus vai a João Batista para ser batizado por ele no Rio Jordão. O texto do evangelista Mateus diz: “Batizado, Jesus subiu imediatamente da água e logo o céu se abriu e Jesus viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele” (Mt 3,16). Continuando o texto de Mateus, diz que: “Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo” (Mt 4,1).
Coloco aqui apenas alguns textos bíblicos para ilustrar como o Espírito Santo atua na vida do mundo e das pessoas de boa vontade. E, quando Jesus estava para sofrer a sua Paixão, mencionou várias vezes aos seus discípulos sobre ESCUTAR o Espírito Santo: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará na verdade plena. Pois, não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras. Ele me glorificará porque receberá do que é meu e vos anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse: Ele receberá do que é meu e vos anunciará” (Jo 16,13-16).
Na carta de São Paulo aos Coríntios, ele traz essa realidade para o nosso dia a dia, para a nossa vida pessoal, vida de família, vida de comunidade, vida de Igreja em Cristo Jesus. Podemos certificar-nos disto junto aos textos bíblicos, na primeira carta de São Paulo aos Coríntios, em todo o capítulo 12. É interessante que Paulo trabalha esta linguagem de vários modos, para entendermos esta unidade da Igreja de Cristo, através dos dons e dos carismas.
Em 1Cor 12,1, Paulo menciona o Espírito Santo e os carismas; em 1Cor 12,4, ele menciona o Espírito Santo e a unidade dos carismas; em 1Cor 12,12, ele compara a multiplicidade de dons e os carismas como um corpo, mas um mesmo é o Senhor ou o Espírito — e assim por diante.
Se olharmos em Atos, capítulo 2,1ss, perceberemos fortemente a força desta unidade. Pois, o texto diz que eles estavam todos reunidos e o Espírito desceu em forma de língua de fogo sobre cada um dos apóstolos, e falavam em várias línguas, segundo a necessidade dos que estavam por perto. Ali mostra claramente esta unidade na diversidade dos dons e carismas.
Que todos nós possamos acolher este espírito de unidade do Espírito de Deus em nossas vidas e na missão, na vida pessoal e na vida da Igreja de Cristo.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!
Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.
Bispo da Diocese de Dourados (MS)