Vem, Senhor Jesus!

Palavra do Pastor - Novembro 2022

Caríssimos irmãos e irmãs, estamos no mês de novembro e para nós, cristãos católicos, é o período em que nós nos preparamos para a abertura do Tempo do Advento, que acontece normalmente no último domingo de novembro.  Ao prepararmo-nos para a

abertura do Tempo do Advento, significa que estamos encerrando um ano, um período litúrgico, neste caso, o de 2022 e dando início a outro ano litúrgico, o de 2023. O Ano Litúrgico tem início no primeiro domingo do advento e encerra com a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Algumas pessoas chegam a perguntar: mas não acabou o ano ainda e como que acabou o Ano Litúrgico? Como Jesus, o Salvador da Humanidade, nasceu no dia 25 de dezembro e a Igreja Católica, para despertar a importância deste momento singular, na vida das pessoas e na História da humanidade, busca celebrar esta preparação com quatro semanas, chamadas de Advento, antes chegar o Natal. Por isso, ela vivencia esta espiritualmente neste período, como abertura do novo Ano Litúrgico. 

E quando falamos em Tempo do Advento, é tempo de preparação, para acolher o nascimento do Menino Jesus em nosso coração e em nossas vidas. Vale a pena ressaltar a importância de nos prepararmos bem nesse período, para entrarmos num clima de espiritualidade mais profunda, em preparação para o Natal do Senhor Jesus. 

Quais são estes preparativos? Em primeiro lugar: quero ressaltar que a capa da Revista Elo, de novembro deste ano de 2022, tem como tema Vem, Senhor Jesus! Este tema nos traz várias reflexões espirituais importantíssimas, que nos impulsionam na prática da vida. Quando fazemos a reflexão do que significa Vem, Senhor Jesus, é estar aberto a acolhê-lo e com Ele todos os seus ensinamentos e propostas de Vida, como discípulos e missionários d’Ele, o Menino Jesus. Esta expressão deve mexer muito conosco, com o nosso interior, com nossas perspectivas, nossos ideais. Nos impulsiona para o viver em comunhão com os irmãos e irmãs, com um olhar diferenciado e acolhedor para os mais necessitados, viver a fraternidade, o cuidado com a Natureza, a Casa Comum. É desafiador, mas em Jesus, vale a pena vivenciar esses desafios. Nos traz novos valores para a vida e nos faz tomar parte da criação, verdadeiramente. Por isso, o Natal nos inspira a viver uma alegria forte, até de reconciliações com nossos irmãos e irmãs. 

Diante destas reflexões acima, há muitos anos reflito o como Deus quis nos conquistar, com a sua chegada na humanidade para salvá-la! Sendo gerado como uma criança. E porque a criança? Por que ela sempre nos atrai para si. A criança mexe com nossos sentimentos de bondade e acolhida, o cuidado para com ela, o espírito de defesa, com relação a uma criança, é muito mais forte em nós, por ser indefesa e assim por diante. A criança também demonstra o verdadeiro sentido da pureza, da santidade, do espírito angelical. E aí, Deus nos conquista, para experimentar esta pureza, mesmo conscientes de nossas falhas e pecados. Buscaremos forças, diante da grande misericórdia de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, para conosco fazer o processo do caminho da santidade, como fizeram muitos santos e ainda muitas pessoas, no nosso tempo, continuam fazendo, com o amparo e a doutrina da Igreja de Jesus Cristo. 

Que a graça do Menino Deus nos inspire a trazer, para os nossos corações, esta forte expressão Vem, Senhor Jesus, para nos enriquecer na preparação vivência deste advento, para celebrar mais um Natal, com muita alegria e compromisso, no seguimento do Senhor Jesus. 

Excelente preparação para o advento e Deus abençoe cada um de vós!

dom henrique portal diocese de dourados

Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados

    Fale conosco

    Assunto