>
>
Ser Peregrino da Esperança na força da Palavra de Deus

Ser Peregrino da Esperança na força da Palavra de Deus

Se fizermos uma retrospectiva Histórico Teológica do Povo de Deus ou do Povo Escolhido ou do Povo da Aliança de

Caríssimos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus. Neste mês de setembro, mês Bíblia, vamos refletir um pouco sobre o tema do Ano Jubilar 2025: Peregrinos da Esperança e o lema: “A Esperança não decepciona”, (Rm 5,5) diante da Palavra de Deus.

Se fizermos uma retrospectiva Histórico Teológica do Povo de Deus ou do Povo Escolhido ou do Povo da Aliança de Deus, veremos que a Palavra de Deus é o ponto central na vida de todos aqueles que caminharam durante toda as suas vidas no seguimento do Senhor. Se voltarmos um pouco mais, na História da Criação, vamos verificar que tudo foi feito por meio da Palavra de Deus: “E Deus disse: ‘Haja a Luz’ e houve luz”, (Gn 1,3); “Deus disse: ‘haja um firmamento no meio das águas’ e assim se fez”, (Gn 1,6). A Palavra de Deus ouvida e vivida é força para todas pessoas que buscam um sentido de sua vida em Deus. É ela quem nos move, nos impulsiona, nos anima e nos dá a direção certa para onde deveremos ir, seguir.

Se olharmos para os grandes patriarcas da Bíblia, perceberemos como eles foram firmes em ouvir e praticar a Palavra de Deus. Podemos observar isso em Noé, em Abraão, Isaac, Jacó, José do Egito, Moisés, Josué, os Juízes, os reis, principalmente Davi, os profetas, as profetizas e tantos homens e mulheres de boa vontade na Bíblia que nos reforçam a importância da Palavra de Deus ouvida, meditada e praticada.

Por isso que a nossa Igreja em todo tempo e mais ainda no nosso tempo, nos incentiva na meditação da Palavra de Deus. Por isso, que muitos grupos de pastorais, movimentos, serviços e organismos se apoiam e tem incentivado os seus membros a buscar mais a Palavra de Deus para embasar a sua missão na fé e na Palavra de Deus. Muitos já iniciam seus aprendizados e trabalhos ganhando uma Bíblia. Isto para exercitar a meditação da Palavra de Deus. os retiros espirituais são sempre embasados nos textos bíblicos de acordo com os temas de cada retiro. Isso reforça o quão é importante a Palavra de Deus.

Diante de todo contexto colocado acima, podemos entender um pouco mais a importância do Ano da Graça do Senhor em Isaías capítulo 61,2. É diante deste contexto que celebramos a cada 25 anos o Chamado Ano Jubilar Ordinário da Igreja popularmente conhecido como Ano Santo do Senhor. Toda força do Ano Jubilar está centrado na Palavra de Deus. Está centrado no próprio Deus. Pois, é um pedido d’Ele ao seu povo para que se volte neste tempo mais para Ele em orações e agradecimentos. É um tempo de nos preparar mais pela misericórdia para conosco e para a misericórdia para com os nossos irmãos. Por isso se torna um tempo de verdadeira Ação de Graças no mundo, em nossas vidas, na vida de nossos irmãos e na vida da própria natureza como nos orienta a própria Encíclica Papal: Laudato Sí.

Diante disso, vamos continuar firmando nossa fé na Palavra de Deus para podermos vivenciar melhor o nosso Ano Jubilar da Encarnação que tem como tema: Peregrinos da Esperança e o Lema: “A Esperança não Decepciona” (Rm 5,5).

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo: Para sempre seja louvado!

 

Dom Henrique Aparecido de Lima, C.Ss.R.

Bispo da Diocese de Dourados (MS)

Compartilhe

Notícias mais lidas

Diocese

Notícias da Diocese, Notícias Destaques, Palavra do Pastor

Palavra do Pastor

Notícias da Diocese, Notícias Destaques, Palavra do Pastor

Notícias relacionadas

Notícias Destaques

13 de outubro de 2025

Notícias da Diocese, Notícias Destaques, Palavra do Pastor

09 de outubro de 2025

Notícias Destaques

09 de outubro de 2025

Notícias Destaques

01 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.