Dom José de Aquino Pereira

dom jose de aquino-resized
dom jose de aquino-

1º Bispo 1958 a 1960 O Papa Pio XII nomeou, em 23 de janeiro de 1958, o primeiro Bispo de Dourados, Mons. José de Aquino Pereira, do clero secular da Diocese de São Carlos–SP.

Em 13 de abril de 1958, na Catedral de São Carlos, Dom José de Aquino Pereira foi ordenado Bispo e em 26 de maio do mesmo ano se realizou a instalação da nova Diocese e a solene posse do seu primeiro bispo. A festa foi de um esplendor extraordinário.

A posse se realizou na frente da antiga Igreja Matriz de Dourados, que se tornou, com a criação do bispado, a Pró-Catedral. O então novo bispo de Cuiabá, Dom Orlando Chaves, representou o Núncio Apostólico e deu posse a Dom José de Aquino, em presença de Dom Ladislau Paz, bispo de Corumbá, pelo clero da Diocese e muitos outros padres, autoridades e numerosa quantidade da população local.

Dom José ficou dois anos e oito meses no governo da Diocese, sendo transferido para o Estado de São Paulo.