NOTA DA CÚRIA DIOCESANA AOS CATÓLICOS DA DIOCESE DE DOURADOS SOBRE A CELEBRACAO PÚBLICA DOS SACRAMENTOS EM TEMPO DE PANDEMIA

DIOCESE DE DOURADOS

CÚRIA DIOCESANA: Rua Duque de Caxias, 1284 – CEP 79830-120

Fones: (67) 3422-6910 / (67) 3422-6911/– E-mail: curiadourados@hotmail.com

Dourados-MS

NOTA DA CÚRIA DIOCESANA AOS CATÓLICOS DA DIOCESE DE DOURADOS

SOBRE A CELEBRACAO PÚBLICA DOS SACRAMENTOS EM TEMPO DE PANDEMIA

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio do decreto nº 2.575 de 04 de maio de 2020, autoriza em seu território, o retorno das atividades religiosas, desde que sejam seguidas as normativas presentes no mesmo decreto.

No entanto, depois de ouvir o parecer dos párocos que atuam no Município de Dourados, na reunião do dia 06 de maio, na Cúria Diocesana, decidimos manter temporariamente a suspensão das celebrações eucarística e outras atividades comunitárias com a presença física dos fieis, tendo como motivação o entendimento de que a situação que estamos vivendo exige de todos nós paciência, seriedade, prudência para atingirmos um reto discernimento que preze pela preservação da saúde e da vida como dom, e  no compromisso de amor a Deus e ao próximo.

Esclareça-se que em breve haverá uma nova reunião para reavaliar e aprofundar a reflexão, já mais munida de elementos, tais como, dados epidemiológicos, pareceres técnicos, zelo pastoral, alternativas sensatas e tantos outros aspectos que estão envolvidos nessa questão desafiante e delicada que estamos enfrentando por conta da atual pandemia.

Vale ressaltar que as demais cidades que compõem a diocese de Dourados devem continuar seguindo as orientações das autoridades locais no que se refere ao novo coronavírus; pois todos nós diante desta pandemia mundial passaremos a viver uma “nova normalidade”. Há indicativos que dificilmente voltaremos tudo como era antes, devemos reconhecer que será exigido uma nova consciência, discernimento e empenho para assumir essa nova realidade.

Pedimos que cada um dos filhos de Deus presentes em nossas paróquias do Município de Dourados e demais cidades de nossa diocese, continue rezando e buscando em Deus as virtudes teologais: fé, esperança e sobretudo a caridade para vencermos tudo isto, e como Povo Sacerdotal render a Ele nosso sincero louvor, adoração e serviço.

Dourados-MS, 07 de maio de 2020.

Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR

Bispo Diocesano de Dourados-MS