Programa Missionário Nacional

A diocese de Dourados envia quatro representantes para o curso dos conselhos missionários em Brasilia- DF, no centro cultural missionário da CNBB, que acontece desde ontem (4) e se estende ate o dia 09, teve inicio com a santa missa presidida pelo Padre Daniel Luz, secretario da ação missionária e cooperação interclesial, ele enfatizou “que  a missão é uma ação de graça que nos é dado gratuitamente, e precisamos deixar Jesus tocar em nossos corações para que a alegria de sermos preenchidos por Ele chegue ate os nossos pés para evangelizar”.

Este congresso nacional é um estudo mais aprofundado sobre o programa missionário nacional (2019-2023) e também das diretrizes da ação evangelizadora da CNBB, as temáticas serão diversas envolvendo as comissões missionárias paróquias, diocesanas e regional, momento de alegria  em que a nossa diocese corresponde ao pedido da Igreja em ser discípula e missionária, através dos testemunhos e trabalhos missionários que tanto foi enfatizado no mês extraordinário missionário, qual o tema foi: Batizados e enviados a Igreja de Cristo em missão no mundo.

O programa nacional missionário envolve a formação, animação missionária, missão ad gentes, e espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, temas que serão destacados neste congresso nacional. Por isso para melhor entender este plano e as diretrizes gerais para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, devemos acolher a missão como eixo fundamental que deve perpassar toda a ação eclesial e ser seu horizonte, por isso que o PMN (Plano Missionário Nacional) quer ser uma ponte de integração com o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte integrante da vid do cristão católico e dos organismos eclesiais, por isso este congresso tem como foco e objetivos: ser uma semente, uma “luz de vagalume”que aponta para uma maior comunhão estamos em sintonia.

A diocese de Dourados enviou para este congresso quatro lideranças Creusa Nascimento,  Rosane Carvalho, Maria Izabel, e o seminarista Cristiano dos Santos.

Animar missionariamente significa comunicar uma espiritualidade na qual a vida se torna missão (EG, n.273).

Brasilia-DF, seminarista Cristiano dos Santos, coordenador regional da IAM e membro do COMIRE (comissão missionária regional).