Dom Henrique realiza sagração do Altar da Paróquia São José de Itaporã

pic

Por Rádio Coração

Dom Henrique, bispo da Diocese de Dourados, realizou na noite de domingo (14/07), a sagração do novo Altar da Paróquia São José de Itaporã.

Segundo o site da Canção Nova, quando a construção ou reforma de uma igreja chega ao fim, a celebração que marca a vida dela tem o nome de "dedicação", que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração.

O termo, normalmente, mais usado é "dedicação", toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano.

Na dedicação da igreja, o rito é belíssimo e muito rico de significados. Normalmente, é o bispo daquela diocese quem dedica a nova igreja. Ali acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.

Participaram do rito os frades da Paróquia São José de Itaporã, com destaque ao pároco, Frei Roberto e inúmeros fiéis da cidade de Itaporã.

Após a celebração, uma pequena confraternização marcou a festa de aniversário de Dom Henrique, que no mesmo dia completou mais um ano de vida.