4º Congresso Missionário Regional Oeste 1

A alegria do Evangelho para uma Igreja em Missão, é com este intuito que a Igreja do Mato Grosso do Sul celebra e vivencia este congresso que iniciou ontem dia 20 e terminará dia 23  na diocese e cidade de Navirai, ontem com a abertura do congresso na Catedral Nossa Senhora de Fátima com o Bispo Dom Ettore, saudou com  boas vindas e desejando um frutuoso congresso.

As sete dioceses do regional foram lembradas com seus ícones no início da celebração e estiveram presente os bispos, e vários padres e religiosas(os), seminaristas e os congressistas missionários, O Congresso busca a promoção da integração das forças missionárias e incentivar a cooperação intereclesial, a missão de agentes e acender no coração da diocese o ardor missionário.

No total serão 500 missionários, Sendo 300 vindos das demais dioceses:

DOURADOS – 50 missionários. CAMPO GRANDE – 50 missionários. CORUMBÁ – 50 missionários. COXIM – 45 missionários. JARDIM – 45 missionários. TRÊS LAGOAS – 50 missionários. SEMINARISTAS DE CAMPO GRANDE – 10. E 200 missionários da diocese anfitriã, sendo 40 da sede da Diocese (Catedral -22 missionários e P. N. S. Graças – 18 missionários) e 9 vagas por paróquias do interior da diocese (incluindo os padres, religiosos, religiosas e diáconos).

O Papa Francisco em diversas ocasiões tem nos interpelado para sermos uma “Igreja em saída”: só podemos ser testemunhas de Jesus na medida em que saímos de nós mesmos e de tudo que contradiz o ser de Deus em nós: egoísmo, individualismo, narcisismo, pré-conceitos, interesses..., e envolvidos do Espírito de Deus estar para o outro com o único objetivo: servir o outro e no serviço ao outro, feito no amor-doação tornar-se para o outro irmão. Assim como o próprio Jesus se fez irmão de todos realizando em cada pessoa a vontade do Pai. “Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos? E estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: aqui estão minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mt 12,48-50) Ser missionário é estar nesta contínua saída de si, para fazer do próximo um irmão, uma irmã, convencendo a si e aos outros desta grande paternidade de Deus que se dá no amor e na misericórdia.

Os temas de reflexão por grupos: 1º Missão e casa comum, 2º Igreja: casa de iniciação a vida cristã, 3º Igreja: comunidade de comunidades, 4º Igreja a serviço da vida plena para todos, 5º Igreja em estado permanente de missão.